Dicas Green World para viagens mais sustentáveis

 Em blog

O turismo sustentável reduz os impactos negativos sobre o ambiente e as comunidades locais, provocados pelas viagens e turismo. Viajar sustentavelmente é uma de viajar sem afetar nem o ambiente nem a vida das populações locais. 

Pode viajar a pé, de bicicleta, evitando os aviões tanto quanto possível durante as viagens. Poderá juntar todos os seus planos numa única viagem em lugar de fazer diversos voos por ano. 

Fazer turismo e viagens sustentáveis passa por manter os hábitos sustentáveis também durante as férias. Esta responsabilidade é particularmente importante, porque as pessoas fazem cada vez mais viagens internacionais. 

Entre 2000 e 2015 o número de viajantes mais que duplicou. Entretanto, em 2020, chegou o COVID-19 e registou-se uma quebra sem precedentes no turismo internacional. Foram menos mil milhões de turistas internacionais em 2021, o que pôs em risco mais de 100 milhões de empregos diretos no setor. Em janeiro de 2022 o número de turistas internacionais era 67% mais baixo que no mesmo mês em 2019 de acordo com a UNWTO. 

Porém, depois de meses e meses confinados, os turistas estão sedentos de viajar. Por isso, sugerimos que o façam sustentavelmente: 

1. Escolha destinos menos procurados 

Escolha destinos diferentes dos habituais. Peça sugestões a amigos, colegas, pesquise na Internet. Muitos têm amigos que viajam de bicicleta ou de comboio, são os conselheiros ideais. 

Em vez de ir numa viagem de pacote que o leva a precisar de férias depois das férias (tal é a pressão de cumprir horários e chegar ao próximo destino rapidamente), opte por manter-se mais tempo em cada sítio. Ficará a conhecer melhor o local, as gentes, as tradições. Com calma.

2. Utilize meios de transporte amigos do ambiente 

Se vai para longe é quase inevitável que opte pelo avião. Mas, depois de lá chegar, escolha outro tipo de transporte: autocarros locais, comboios, bicicleta. Se tiver de alugar um carro, opte por um modelo elétrico, híbrido ou mais pequeno. 

3. Poupe energia e água

Mantenha os hábitos que tem em casa. Desligue luzes, televisões e outros dispositivos que estejam a funcionar sem necessidade. Certifique-se que as torneiras estão fechadas. Ponha para lavar apenas as toalhas que estão de facto sujas. 

4. Evite fazer lixo desnecessário

Dispense as amostras de champô e outros cosméticos dos hotéis. As embalagens dos mesmos são lixo desnecessário. Hoje em dia há champô e produtos para o banho sólidos, pelo que não terá problemas nos check-in dos aeroportos. Evite ainda comprar garrafas de água descartáveis. Leve a sua própria garrafa ou reutilize a mesma várias vezes.

5. Compre e promova a economia local

Visite os mercados. Fica-se a conhecer muito sobre um povo no mercado da localidade que está a visitar. Compre aí os alimentos para os passeios do dia, opte por residenciais particulares e restaurantes locais. Se tem saudades das cadeias de restaurantes internacionais basta esperar um pouco e ir lá jantar quando voltar. Adquira condimentos e artesanato aos produtores. É hábito em muitos países regatear, mas pague preços justos. Para contribuir ainda mais para a economia local pode fazer cursos com artesão, ter aulas de surfe, visitar parques e áreas protegidas.

E, acima de tudo, não deixe lixo. Recolha o seu lixo e, porque não?, o que outros deixaram. 

Lembre-se que não há planeta suplente e que muito há a fazer para manter a Terra viva.

Naturalmente, Portugal também recebe turistas pelo que é importante apostar também por cá no Turismo Sustentável. A Green World torna-se parceira da gestão dos empreendimentos turísticos, garantindo economia a nível energético e incremento dos planos sociais e ambientais.