Turismo sustentável: mais importante que nunca

 Em blog

Numa altura em que o cenário de COVID impõe novos desafios a todas as pessoas e empresas e em que a economia nacional enfrenta um panorama mais complexo, o setor do turismo e restauração é novamente chamado à linha da frente. Neste campo, o turismo sustentável assume um papel particularmente importante. A Green World relembra as razões por que o turismo sustentável deve ser encarado como uma oportunidade para as empresas e para a população em geral.

  1. Um olhar mais verdadeiro: ao apoiar as comunidades locais, as suas características e modos de vida, os projetos de turismo rural apresentam uma visão fiel do ambiente onde se inserem, conferindo um cenário mais real. Nestes casos, o turista não é sujeito a um guião feito com informações trabalhadas, mas tem acesso à vida quotidiana naquele local, e às características que o tornam único.
  2. Conserva os recursos naturais: os diferentes ecossistemas são únicos por razões distintas e muitos deles apresentam uma capacidade de renovação reduzida. O turismo sustentável está muitas vezes ligado a atividades de conservadorismo como sejam a proteção da flora e fauna. Este tipo de turismo não só promove estes ecossistemas como protege os recursos naturais que lhe dão vida, apresentando ambientes de turismo relaxante e com verdadeiros focos de interesse.
  3. Contribui para a cultura local: o turismo sustentável ajuda a manter a cultura local, garantindo emprego às comunidades locais e assegurando que não têm de fazer grandes adaptações para receberem turistas.
  4. Assegura o futuro: ao contrário do que acontece com o chamado “turismo tradicional”, caracterizado por uma pegada ambiental de grandes dimensões – com um elevado volume de tráfego automóvel e a construção de enormes infraestruturas – o turismo sustentável é… bom… sustentável. Os grandes destinos turísticos correm o risco de ficarem mais parecidos entre si, enquanto que as comunidades locais mantêm as características que as tornam únicas. O turismo rural promove o contacto com a comunidade, as deslocações de bicicleta, o consumo de produtos locais – tudo argumentos que asseguram o futuro das comunidades e do meio ambiente.

A atuação da Green World no âmbito do Turismo Sustentável engloba-se numa relação de parceria com a gestão do empreendimento turístico, com a garantia de economias ao nível energético e incrementos nos planos sociais e ambientais. A empresa conta com uma vasta experiência neste campo, e as suas equipas estão preparadas para assegurar a viabilidade económica a longo prazo das operações, mantendo o alto nível de satisfação dos clientes. Recorrendo à Green World, o seu projeto estará mais bem preparado no que respeita a competitividade e tem acesso a estratégias de Green Marketing especificamente elaboradas tendo em conta as suas especificidades.