Vantagens da IoT

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A Internet das Coisas (IoT) é a rede de objetos físicos (“Coisas”) que utilizam sensores para capturar dados e conectividade incorporada para trocar informações através da Internet. As ‘Coisas’ podem ser equipamentos informáticos, objetos, eletrodomésticos, animais ou mesmo pessoas.

Os benefícios previstos da IOT são enormes. Mas qual é a realidade de hoje? Quais são os verdadeiros benefícios comerciais da Internet das coisas a aproveitar nos dias que correm?

  1. Novas oportunidades de negócio
    A IoT pode facultar a capacidade de recolher dados da rede e utilizar análises avançadas para descobrir perceções e oportunidades de negócio e reduzir o custo operacional. Por exemplo: Selecione uma amostra de dados sobre os seus principais clientes e os processos chave que suportam esses clientes. Decomponha o que pode reunir para criar uma linha de base inicial. Veja como os clientes estão a solicitar os seus serviços e a sua resposta típica. Está apenas a responder aos pedidos, ou, ao explorar os dados da IoT, pode criar novas oportunidades para aumentar as receitas?
  2. Novas capacidades preditivas e de reação
    Uma oportunidade chave é a capacidade de prever as necessidades antes de elas surgirem e agir com precisão com base nos conhecimentos da rede IoT. Os dados recolhidos podem ser utilizados para construir as tendências históricas que preveem e colocam à frente das questões antes de estas ocorrerem. Por exemplo, a garantia do fabricante e a informação de manutenção podem ser emparelhadas com os dados recolhidos para prever os incidentes de manutenção. Poderá ter a oportunidade de fornecer aos clientes um serviço de valor acrescentado que lhes poupa dinheiro enquanto, ao mesmo tempo, constrói a sua lealdade.
  3. Superior monitorização
    Com a IoT, os sensores e dispositivos inteligentes fornecem a capacidade de gerir uma rede de objetos físicos. Considere a monitorização através de múltiplas camadas da rede e da infraestrutura utilizada por si e pelos seus clientes. Os dados que recolhe de um monitor no local poderiam ser melhorados com dados sobre a versão do hardware, versão do firmware e localização. Vá além dos dados do sensor e veja como esses dados são capturados e transferidos, tais como registos de erros para melhorar o desempenho da rede.
  4. Melhor diálogo com os clientes
    Toda esta nova capacidade proporciona oportunidades para aumentar o nível de diálogo e interação com os clientes. Considere a conta de serviços públicos que recebe todos os meses. Muito provavelmente, fornece-lhe uma estimativa do que poderá esperar pagar durante os próximos meses. Utilize esse exemplo e trabalhe com os seus parceiros de marketing e de desenvolvimento de negócios para traduzir os dados da Internet de banda larga que está a capturar e em modelos que aumentarão o diálogo, a confiança e a retenção dos clientes.
  5. Melhore a sua oferta
    As empresas de ponta estão a utilizar o IoT para afinar os seus serviços e produtos. Como uma analogia, pense nas luminárias que têm um sensor para que as luzes se acendam quando entra na sala. Mas depois de algum tempo a sala escurece, forçando-o a acenar com os braços em volta para voltar a acender a luz. Agora aplique este exemplo ao seu cliente: Eles precisam de algo de si mas, porque o fluxo de informação não está sintonizado, está a causar uma interrupção? (luzes apagadas!) Procure lacunas ou interrupções de dados relativos ao processo em que o seu cliente está envolvido. O que pode fazer para afinar e colmatar quaisquer lacunas que os seus clientes experimentem?
  6. Novas fontes de receitas
    As capacidades da IoT permitem-lhe criar e lançar novos produtos e serviços, muitas vezes rapidamente. Utilize os dados recolhidos pelos dispositivos IoT para ajudar a prever o que os seus clientes precisam e acelerar o planeamento e a entrega de novas ofertas geradoras de receitas. Combine dados IoT que está a recolher com dados históricos para identificar proactivamente áreas de novo trabalho (i.e., novas receitas). Como pode a informação ser apresentada ao cliente para aumentar a interação e demonstrar um elevado nível de enfoque no cliente? Por exemplo, fornecer aos funcionários do call center dados que os ajudem a sugerir novos produtos e serviços adaptados às necessidades e preferências de cada cliente.

As oportunidades facultadas pela IoT são enormes, e podem ser revolução para praticamente qualquer negócio ou organização, especialmente quem está a embarcar numa transformação digital. A Green World quer ser o seu parceiro nesta viagem pela Internet das Coisas. Fale hoje mesmo connosco e fique a saber como podemos ser úteis.