A escolha de um ar condicionado

 Em blog

É verdade que o Verão é tradicionalmente o período em que as vendas de aparelhos de ar condicionado aumentam, mas a verdade é que as vantagens e benefícios destes equipamentos não se limitam à estação mais quente do ano.

A aquisição de um ar condicionado permite não apenas refrigerar a casa ou a empresa durante a estação quente, como obter a temperatura de conforto nos meses mais frios do Inverno; mas também assegura uma ventilação mecânica dos espaços interiores, assegurando a promoção da melhoria da qualidade do ar ou mesmo a purificação do ar – função disponível em alguns equipamentos – durante todo o ano.

Para a escolha do equipamento mais adequado para as suas necessidades, devemos seguir algumas indicações de apoio:

  1. Tipologia Equipamento: consoante a tipologia e finalidade do espaço que se quer climatizar, assim se deve considerar a escolha do equipamento. Sistemas mono ou multi são os vulgarmente utilizados para apartamentos, moradias, e pequenos edifícios de serviços – são compostos por unidades interiores de parede ou teto, visíveis ou ocultas, assim como uma ou mais unidades exteriores – no entanto outras tipologias ou configurações, são também possíveis, desde unidades portáteis, até unidades centralizadas, sempre tendo em conta a as condições particulares do espaço a climatizar.
  2. Capacidade Climatização: para ser eficiente, o ar condicionado deverá estar dimensionado para a área|ocupação|carga térmica do espaço que se quer climatizar. O calculo deve ser sempre efetuado por profissionais, no entanto, como referência para um espaço comum Residencial(Quarto) ou Comercial(Pequena Loja) – uma carga térmica de 100W ou 500W – respetivamente – pode utilizar-se a tabela seguinte, que diz respeito às necessidades previstas de refrigeração, medidas em BTUs – British Thermal Unit – Unidade que identifica a capacidade de climatização de determinado equipamento.
Área (m2) Residência Ambiente comercial
12 m2 7.000 BTU 9.000 BTU
15 m2 9.000 BTU 12.000 BTU
20 m2 12.000 BTU 16.000 BTU
30 m2 18.000 BTU 24.000 BTU
40 m2 24.000 BTU 32.000 BTU
50 m2 30.000 BTU 40.000 BTU
60 m2 36.000 BTU 48.000 BTU
  1. Tecnologia: os equipamentos de ar condicionado são na verdade tecnologicamente muito avançados. Os sistemas mais recentes estão equipados com compressor de tecnologia inverter, que garante uma climatização mais consistente e silencioso, já que o compressor se mantém ligado para regular em passos mais pequenos a temperatura da divisão, ao contrário dos modelos sem inversor.
    Nestes equipamentos, começa-se ainda a fazer notar de serie as capacidades de IOT, integração cada vez mais próxima com a domótica – as unidades interiores, estão dotadas de placas de comunicação WIFI, e integração com apps para telemóvel ou tablet, o que permite o seu controlo na palma das mãos, mesmo fora de casa – nunca mais vai ter que aguardar para climatizar determinado espaço por estar demasiado fria ou quente, ou terá que voltar atrás para desligar as unidades que ficaram ligadas.
  2. Funcionalidades adicionais: os equipamentos de ar condicionado contam frequentemente com funcionalidades que valorizam as suas capacidades. Por exemplo, a funcionalidade de desumidificador assegura a eliminação do excesso de humidade do ar e protege a divisão; a de limpeza automática permite diminuir os encargos com a manutenção; da mesma forma, os filtros antibacterianos presentes em alguns modelos, por exemplo, permitem eliminar odores e remover as bactérias, pólenes e outras partículas em suspensão para criar um ambiente mais saudável – alguns possuem capacidade de eliminação de partículas tão pequenas quanto os próprios Vírus, muito importante no panorama atual.
  3. Eficiência energética: a promoção de eficiência energética e sustentabilidade é uma das premissas da Green World e como tal também na escolha do sistema da climatização deve ser em tomada em conta a escolha dos equipamentos, tendo em conta a oferta disponível, adequando o mesmo à necessidade e ao conforto desejado.

É importante a classificação de eficiência energética do modelo a considerar – é um fato que os equipamentos com a melhor classificação são mais dispendiosos no momento da aquisição, mas podem ser mais económicos a médio-longo prazo – ou mesmo a curto – quando validamos que os encargos com a eletricidade serão consideravelmente menores, e a fatura do operador de eletricidade, efetivamente mais baixa, mesmo com tempos de utilização maiores.

A Green World é especialista em certificação energética e tem uma vasta experiência no mercado. Fale connosco e fique a saber como podemos ser úteis na escolha de equipamentos de ar condicionado e na certificação energética em sua casa ou na sua empresa.