9 Boas práticas para reduzir o consumo energético

 Em blog

Numa altura em que até o Governo decide poupar, eis 9 dicas para reduzir o consumo energético em casa e no trabalho.

Para mitigar os efeitos da crise energética, uma consequência da guerra na Ucrânia, o Governo aprovou o Plano Nacional de Poupança de Energia 2022/2023, um conjunto de medidas de poupança e eficiência energética. 

As medidas são vinculativas para a administração pública e recomendadas para a administração local e para o setor privado. O objetivo é reduzir 7% o consumo energético de Portugal. 

As principais medidas são: 

  • Reduzir o consumo de eletricidade quando os edifícios não estão a funcionar;
  • Diminuir o número de horas de luzes decorativas ligadas;
  • Aumentar o controlo de temperaturas no interior.

Cada um de nós pode dar o seu contributo para alcançar o objetivo do país e poupar energia e dinheiro em casa e no trabalho, numa altura em que o aumento dos preços da energia é já um facto.

Aproveite ainda para repensar o consumo de água tendo em conta os anos de seca que têm assolado Portugal. 

Assim, para reduzir o consumo energético:

  1. Verifique a potência contratada do seu contador: Pode estar além das suas necessidades e está por isso a desperdiçar energia e dinheiro.
  2. Esteja atento à nova classificação energética dos equipamentos no momento da compra: O código das etiquetas, que tinha vindo a incluir símbolos cada vez mais confusos (A+, A++, A+++) foi simplificado. Assim, gradualmente, desde 2021, as etiquetas têm sido substituídas e voltou a classificação de A a G em frigoríficos e arcas frigoríficas, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar e secar roupa, máquinas de lavar loiça, monitores, incluindo televisões e iluminação. Outros equipamentos se seguirão. Os equipamentos classificados com A são os mais eficientes e com G menos. 

Fonte: União Europeia 

  1. Confirme a eficiência energética dos seus eletrodomésticos e substitua-os se possível: Agora que já conhece a nova etiqueta, pode considerar trocar um eletrodoméstico antigo, digamos um frigorífico, que pode representar uma descida substancial nos seus consumos para precisamente os mesmos fins. O consumo baixa e em pouco tempo amortiza o investimento no novo equipamento com o valor da fatura mensal. Pode ir mais longe e conferir a eficiência energética do imóvel como um todo.
  2. Ponha temporizadores nas tomadas de equipamentos elétricos que só precisa a determinadas horas do dia (ou para simular que há gente em casa). Se o fizer no termoacumulador, poderá reduzir os consumos de energia, mas também de água em sua casa.
  3. Compre “triplas” e extensões com tomadas com interruptor para desligar de uma só vez um conjunto de equipamentos. Pode colocar na zona da televisão ou do computador. O stand by dos dispositivos elétricos e eletrónicos pode representar uma pequena percentagem do seu consumo, mas é um desperdício (literalmente) que pode evitar. 
  4. Controle os consumos de energia e água. Ao monitorizar os seus consumos pode detetar alterações no padrão. Se for de água, poderá estar uma torneira a pingar, o autoclismo poderá vedar mal ou até mesmo ter uma fuga na canalização. Lembre-se que não se pode gerir o que não se pode medir e isso aplica-se também às nossas casas e pequenos negócios. 
  5. Otimize e controle a iluminação. Substitua as lâmpadas por modelos mais eficientes. Gradualmente e sem desperdício. À medida que se vão fundindo substitua-as. Pode também automatizar a iluminação com sensores de movimento ou de luz natural.
  6. Instale painéis solares e produza a sua própria energia a partir do Sol. Fale com o seu condomínio ou com a sua família. A poupança pode ser substancial em zonas com elevada exposição solar.
  7. Adote um sistema inteligente adequado à sua realidade, para continuar a viver ou trabalhar como sempre fez, mas com poupanças energéticas efetivas.

As ideias para poupar energia são muitas e pode também criar as suas: se tem crianças pode até dar-lhes prémios por serem os “guardiões dos interruptores”. Nada melhor que uma criança empenhada para reduzir de imediato os consumos. Aproveite ainda as condições de iluminação natural. 

A Green World tem à sua disposição uma brochura com estas e muitas outras dicas de poupança.

A Green World implementa políticas de eficiência energética e trata de processos de certificação energética. Contacte-nos e veja como podemos ajudá-lo a poupar em casa ou na sua empresa.