. .

Gestão de energia

Gestão de Energia

Auditorias Energéticas

A Auditoria/Diagnóstico Energético de uma instalação, é um instrumento fundamental para o gestor e seus utilizadores permitindo este contabilizar os custos e consumos de energia.

Através do conhecimento da eficiência energética dos equipamentos instalados e as perdas associadas podemos reduzir as perdas sem afetar a produção, isto é, economizar energia através do uso mais eficiente.

 Objetivos

  • Melhoria da qualidade das condições da instalação;
  • Redução de custos e consumos com a energia;
  • Conhecimento real do perfil de consumos da instalação;
  • Aumento da competitividade da Organização;
  • Aumento da eficiência dos processos.

Telemetria & Monitorização

 A Telemetria pode ser aplicada em diversas áreas baseando-se na transmissão e receção de dados através de tecnologias de comunicação sem fios.

Dentro das aplicações de grande valor para a sociedade, a Green World dispõe de soluções de Telemetria e Monitorização Remota de:

  • Eletricidade;
  • Água;
  • GPL;
  • Frotas.

O Sistema de Monitorização e Gestão de Energia da Green World, poderá ter variadas opções que vão desde o simples acompanhamento e gestão passiva de consumos através de um Diagnóstico com Plano de Racionalização de Consumos Mensal, Trimestral ou Anual, até a Implementação de Equipamentos de Monitorização e Medida, utilizando equipamentos modulares e software de Gestão de Energia apropriados a cada instalação com possibilidade de Gestão Remota e/ou Local dos Consumos e Alarmes.

Este sistema permite o conhecimento dos consumos energéticos em cada dia, em cada semana, em cada mês, em cada ano. Possibilita a avaliação imediata dos efeitos de medidas implementadas e partilhar os resultados obtidos.

Utilizando a Iluminação como exemplo, ao efetuarmos a alteração de lâmpadas convencionais por tecnologia LED, é possível conhecer de forma imediata os ganhos obtidos.

Dispor de informação de consumos numa base de dados construída praticamente em tempo real é uma vantagem que permite ir muito além dos resultados que se obtêm com uma auditoria energética.

Além da partilha de dados, será possível fazer previsões e simulação de consumos e estimar custos futuros em função de alterações das cargas.

É possível assim, obter informação da contagem global de energia, calcular consumos totais ou sectoriais automaticamente, gerar relatórios de consumos por zona e gerar alarmes via SMS e/ou Email para diversos utilizadores.

O acesso local ou remoto permite ainda uma gestão de consumos multi-site de modo a calcular o consumo específico de diferentes unidades, independentemente da sua localização; determinar o custo específico; benchmarking entre diferentes localizações; agregar consumos e respetivos custos; estabelecer metas e objetivos e vigiar o seu cumprimento.