Eficiência na produção água quente – Bombas de Calor, Vantagens e Escolha

 Em blog

A sociedade atual está em constante busca de soluções e medidas para combater e amenizar os problemas do nosso meio ambiente para contribuir para um exosistema mais limpo e um Planeta mais “verde”. Sabemos que diversas tentativas de acordos são feitas todos os anos entre as maiores nações do mundo, mas ainda há muitos problemas a resolver. As bombas de calor são elementos importantes para resolver diversos destes problemas.

 

Neste artigo vamos abordar as bombas de calor, quais são suas vantagens e como escolhê-las.Vamos entender um pouco mais a respeito desta tecnologia?

O que são as bombas de calor?

Uma bomba de calor nada mais é do que um equipamento que capta a energia térmica do ar – aerotermia – e o transfere de um local para o outro de forma eficiente.
Facilmente podemos encontrar semelhança no funcionamento dos frigorificos que encontramos no interior das nossas casas – assim, o interior do frigorifico é a nossa casa, e a bomba de calor irá captar o calor que está no interior da mesmo, e transferi-la para o exterior, baixando significativamente a temperatura no seu interior.
Para aquecimento – aumento de temperatura no interior – é exatamente o mesmo sistema, a funcionar de forma inversa.

Vale a pena investir neste tipo de tecnologia a fim de ajudar no combate aos problemas relativos ao meio ambiente.

 

Como funcionam as bombas de calor?

A função desta equipamento é aproveitar e captar o calor presente no ar, a fim de o transportar e transferir para outro local. Como isso é feito? A tecnologia a um gás especial que será bombeado e comprimido ao longo de um ciclo de forma a poder captar o calor e poder libertar em outro local. Todo o processo é gerido de forma eficaz e rápida e com recurso a uma pequena quantidade de energia em comparação com o resultado obtido, logo com um baixo custo.

 

Quais são as maiores vantagens das bombas de calor?

Antes de tudo, trata-se de energia gratuita, renovável e ilimitada. O risco é reduzido, já que não é utilizado qualquer combustível, mas apenas ar. A tecnologia envolvida da bomba dá a entender o quão simples é o processo. Além de tudo, os custos de instação e operação são relativamente cada vez mais baixos – assim como a propria manutenção é mais simples em comparação com outras tecnologias.

Podemos concluir que as vantagens são inúmeras, mas as principais são baixo custo e eficiência, e claro, versatilidade.

 

Como escolher uma boa bomba de calor

A primeira coisa a pensar na hora da escolha de uma boa bomba de calor é a eficiência da mesma. Outro fator a ser levado em consideração é o uso que será feito da mesma.

Claro que o ideal é falar com especialistas como a Green World, para uma melhor orientação.

 

Quer saber mais sobre esta tecnologia e como a Green World lhe pode ser útil nesta tecnologia? Entre hoje mesmo em contacto connosco