Edifícios nZEB (NEARLY ZERO ENERGY BUILDING)

 Em blog

Sabe o significado do termo inglês NEARLY ZERO ENERGY BUILDING? Edifícios com necessidades quase nulas de energia – balanço energético neutro ou proximo de zero.

Vamos analisar um pouco este tema e o que pode ser feito para melhorar o desempenho de um modo geral dos edifícios, e claro, reduzir drasticamente os custos.

A partir do momento em que temos uma tecnologia adequada e aparelhos disponíveis para a sociedade em geral, vale a pena procurar informações e aprofundar o máximo possível com a intenção de ter os melhores resultados.

 

O que é um edifício nZEB?

Esta tipologia de  edifícios é caraterizado por sistemas de  consumo energético eficientes, acoplados a sistemas de produção de energia | recursos que  originam um balanço energético neutro ou muito próximo de zero.
São ainda adotadas normas e diretivas de forma a que outras áreas de atuação sejam também de impacto neutro, tal como o racionalização de uso de recursos, redução do impacto CO2, reciclagem, etc. sem nunca descurar o conforto do local  e dos seus utilizadores assim como do  seu custo operacional.

 

Como fazer um edifício nZEB?

Entre as soluções encontram-se argumentos como isolamentos bem implementados e equipamentos de ventilação –  promovem o conforto e a qualidade do ar interior.  Sistemas de climatização adequados e devidamente dimensionados  são igualmente necessários para o fato anterior, mas também porque permitem obter uma maior eficiência energética.
Sistemas de produção de energia – captação solar, eólica ou geotérmica, contribuem para a alimentação do sistema e contribuir de forma direta para o balanço energético dos edifícios.
Deve haver um acompanhamento dedicado dos sistemas existentes e futuros de forma a encontrar o equilíbrio e obter sempre o melhor rácio energético para um balanço energético neutro.

Entidades competentes estão em constante busca de soluções e enquadramento legal e pratico para estes edifícios. Da parte dos nossos lideres governamentais, estão também em contato próximo para a definição de metas tangíveis e operacionalização de soluções de forma a que sejam soluções práticas, de possível implementação a curto prazo.

Vale a pena ter em mente que a inovação neste campo é diária e desta forma, precisamos de nos focarmos em soluções que acompanhem de perto o que está a acontecer.

É essencial criar normas e diretrizes que formem um padrão para  futuras construções e operação de novos edifícios – aproveitar os conhecimentos e as mais recentes tecnologias e soluções de forma a criar uma solução global. De fato diariamente se discutem modos e maneiras de  salvar o nosso Planeta dos problemas energéticos.

Muitos países são extremamente ousados nas suas políticas de viabilização destes edifícios com necessidades quase nulas de energia. Os nZEB serão quase certamente uma realidade daqui alguns anos. Engenheiros e arquitetos trabalham diariamente para transformar o mundo atual que sofre com problemas de efeito estufa, bem como fontes poluidoras. Há muita coisa ainda para ser feita pelas entidades técnicas e governamentais, e até mesmo pela população, mas é primordial que possamos dar os primeiros passos em direção a soluções adequadas e eficazes para ajudar o nosso Planeta e o ecossistema em que coabitamos.

Para saber mais sobre os nZEB ou como a Green World pode contribuir neste processo, entre em contacto connosco.