Eficiência energética: como poupar nas contas de energia

 Em blog

Existem várias formas de melhorar a eficiência energética em sua casa, garantindo uma redução de despesa no final do mês e um maior respeito pelo meio ambiente, protegendo-o. Neste blog post vai encontrar as cinco principais dicas para garantir uma fatura mais baixa no final do mês.

  1. Isolamento adequado: o isolamento tem um papel fundamental na eficiência energética de sua casa, já que permite manter a temperatura interior mais tempo inalterada. Garantir o calor interior no inverno ou uma temperatura mais fresca no verão é essencial, já que este esforço implica quase sempre a utilização de ares condicionados e radiadores. Isole bem as janelas e as portas para rentabilizar o que gasta em eletricidade para encontrar a temperatura ideal dentro de casa.
  2. Eletrodomésticos eficientes: quando renovar os eletrodomésticos de sua casa, olhe atentamente para a certificação energética na ficha técnica. Os modelos com melhor classificação são mais caros, mas o valor é facilmente amortizado no tempo de utilização. Na etiqueta Energy Star, procure modelos com classificação A+ ou superior, que conseguem níveis de eficiência entre 10 a 25% superiores a modelos standard.
  3. Substitua as lâmpadas: as tradicionais lâmpadas incandescentes consomem muita eletricidade e implicam uma elevada cadência de substituição. As lâmpadas de halogénio e LED consomem entre 25 a 80% menos energia e auferem de um tempo de vida 25 vezes superior…
  4. Painéis solares? Sim, se possível: a utilização de painéis solares num país como Portugal, com uma generosa exposição e muitos dias de sol por ano, permite reduzir a fatura de eletricidade ao final do mês. Se tem uma área com boa exposição solar e espaço de instalação, do que está à espera?
  5. Ajuste os seus hábitos: nenhuma das dicas anteriores é suficiente se o princípio do respeito pelo ambiente e pelas boas práticas não for uma realidade. As alterações de comportamento e de hábitos – como o simples fechar da torneira enquanto se ensaboa no banho ou o fechar a porta numa assoalhada onde tem um ar condicionado – são essenciais para garantir uma gestão energética mais eficiente. Porquê gastar energia no secador de roupa num país com a exposição solar que mencionámos acima? A atenção a estes detalhes pode fazer uma diferença enorme no consumo energético e na fatura no final do mês.

 

Para ficar a saber mais das competências em certificação energética da Green World, dê um salto ao nosso site ou contacte-nos e fale connosco.