A importância da manutenção do seu ar condicionado perante a pandemia COVID-19

 Em blog

Diariamente somos confrontados com a necessidade de isolamento e distanciamento social, assim como da necessidade de garantir a nossa segurança e a de “terceiros” com o uso de equipamentos de proteção individual, tais como luvas, viseiras, mascaras; associados à lavagem e desinfeção constante das nossas mãos para evitar potenciais contágios.

Então e quando estamos em espaços fechados e confinados?

Os sistema de ventilação e climatização, são considerados equipamentos necessários para o nosso conforto e bem-estar. Sejam sistemas de ar condicionado convencionais, como os encontrados em nossas casas, ou sistemas mais complexos como unidades de tratamento de ar ou sistemas de ventilação industriais e massivos, atuam normalmente para regular e assegurar a temperatura de conforto num determinado espaço interior, assim como garantem a circulação de ar, promovendo a renovação do mesmo, para salvaguarda da segurança dos presentes e demais pessoas que utilizam ou possam utilizar o espaço.

A proliferação de fungos e bactérias em ambientes climatizados é muito comum quando não existe uma manutenção periódica dos equipamentos e isso pode estar na causa de desconforto ou potencialização de problemas respiratórios, tais como asma, rinites, sinusites, ou outras doenças e infeções respiratórias mais graves, tais como bronquites e pneumonias.

Tendo isto em conta, a limpeza e desinfeção de filtros e elementos radiadores, associada ao plano de manutenção regular, toma um peso mais significativo na tarefa de garantir de forma continua a melhor qualidade de ar interior e preservar o bem estar de todos que estão em contato com o equipamento.

Infelizmente, a utilização apenas de filtros para o ar não é considerada a melhor opção para garantir que o ambiente fique livre de vírus, bactérias ou outros agentes de contaminação.

No entanto ao efetuar as manutenções regulares, estamos a intervir diretamente num equipamento ou  local de acumulação de partículas e agentes contaminantes, que com a desinfeção e limpeza adequada, é possível reduzir a sua presença para valores nulos ou mínimos.

A escolha de equipamentos adequados, associada à execução de um plano de manutenção adequado e regular, assim como a analise e monitorização da qualidade do ar interior, são fundamentais para zelar pela qualidade do próprio espaço e preservar a saúde dos ocupantes e utilizadores.

Perante o cenário de pandemia a Green World destaca algumas medidas preventivas, que podem contribuir para o funcionamento de um ambiente climatizado com segurança, controlo de proliferação de partículas (poluição, bactérias, vírus, etc..), e, principalmente a garantia de uma qualidade do ar adequada em prol da saúde das pessoas. Eis os quatro pontos que são determinantes para que se garanta a qualidade do ar a ser respirado:

 

Renovação do Ar – Garantir a ventilação e circulação do ar, permitindo a troca de ar interior por ar exterior, além da diluição de ar contaminado no ambiente interior, impedindo desta forma a concentração de poluentes e agentes contaminantes.

Filtragem – Reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos  como vírus e bactérias;

Controlo de temperatura interior e humidade relativa – Fatores de conforto e bem estar , que devidamente controlados podem inibir a proliferação de determinados organismos;

Monitorização da qualidade do ar –   Manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) dentro dos índices adequados para ambientes fechados, é uma das formas de manutenção da qualidade do ar que respiramos.

 

No presente momento não existem estudos ou evidências científicas de que estas medidas sejam suficientes para conter ou minimizar os efeitos da pandemia, no entanto, ambientes mais limpos e assépticos são a  nossa recomendação para garantir a segurança de todos nós, não só em nossas casas, como nas nossas empresas e nos espaços públicos fechados que frequentamos.

Pergunte-nos como podemos melhorar a qualidade de ar interior da sua Casa | Empresa.