As tendências ambientais para 2021

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A pandemia mudou a forma de agir, pensar e fazer negócio de muitas empresas. Tomámos consciência do perigo que enfrentamos e da necessidade de mudança. A nível de saúde e bem-estar, bem como a nível ambiental houve necessidade de adaptação por parte de muitos negócios e empresas em vários setores. Estas são algumas tendências ambientais para 2021.

  1. Finanças e tecnologia

No setor das finanças e tecnologia houve um grande ponto de viragem e consciencialização de várias empresas. A Organização das Nações Unidas tomou posição e disse que quer que todos os consumidores reduzam as amissões de carbono em 50% até 2030. Posto isto, a indústria financeira aliou-se à tecnologia para adotar hábitos de consumo mais sustentáveis. A empresa Doconomy, uma startup sueca, criou o Do Black card. Este carão é capaz de rastrear os gastos dos utilizadores e a pegada de carbono daí resultante. O Do Black card vai negar qualquer transação caso o cliente tenha ultrapassado o limite de carbono emitido. No campo da sustentabilidade, a DIEM criou um serviço para os aderentes receberam por algo (roupas, acessórios, eletrodomésticos, etc) que já não usam, acabando com a produção extra desnecessária. PLUM foi uma plataforma criada para ajudar a poupar. Esta plataforma analisa as suas despesas e faz todos os cálculos por si, permitindo que poupe todos os meses e evite o consumo desnecessário.

  1. Propriedades e construção

As empresas de construção são cada vez mais conscientes o impacto que este setor tem para o ambiente. Hoje em dia há várias iniciativas para se contruir a pensar no ambiente, sem prejudicar a produtividade, conforto e segurança dos espaços. Abordagens proactivas para promover a sustentabilidade de um edifício, são cada vez mais comuns na construção civil. Este setor da economia é responsável por 40% de emissões de gases com efeito de estufa. Em Nova Iorque, o presidente da câmara lançou uma parceria público-privada para diminuir a emissão destes gases em 30% no prazo de 10 anos e em 80% até 2050. Por todo o mundo o setor comercial está a tomar medidas para que a médio/longo prazo fiquemos neutros em carbono.

  1. Moda, alimentação e serviços de venda

A indústria da moda teve uma quebra significativa devido a toda a situação pandémica que vivemos. Nos tempos mais recentes tem existido uma crescente procura por coleções e negócios em crescimento que sejam amigos do ambiente. Nos EUA, as pesquisas por peças de roupa recicladas e artesanato aumentaram muito desde junho de 2020. No Reino Unido, a iniciativa “loop” da H&M está a ser imposta. Esta é uma ideia assente num sistema de reciclagem de vestuário para transformar roupas que os clientes não querem ou já não usam, em novos artigos que sirvam as necessidades de outros clientes. Desta forma a produção em excesso que prejudica o ambiente é reduzida.

  1. Tendências de comércio eletrónico

Atualmente os recursos necessários para responder às necessidades do comércio eletrónico instantâneo não são sustentáveis devido ao crescimento do mercado, aos recursos finitos do planeta e às grandes quantidades de plástico de utilização única que são usados. Contudo, há algumas empresas que estão a tentar muar o panorama e criar uma tendência para equilibrar os recursos utilizados. A ASOS, empresa de entregas, começou a utilizar veículos elétricos, eliminou o excesso de embalagem nas suas entregas e optou por utilizar materiais recicláveis em 2018/2019 para reduzir o impacto ambiental. Assim como a ASOS, a Organic Baby Food está a adotar uma política de entregas amiga do ambiente de 30 dias que é 100% neutra para o clima com zero emissões de gases.

  1. Viagens e turismo

Para 2021, a previsão do número de passageiros relativamente a 2019 é que seja 46% inferior. O turismo foi das áreas mais afetadas pela Covid-19. Hoje em dia, os turistas preocupam-se mais com a pegada ecológica e querem reduzi-la. Na Índia surgiu uma iniciativa para tentar combater a pandemia. A empresa Yulu tem bicicletas elétricas e cada um é responsável por levar o seu próprio capacete. Cada e-bike tem assistência regular de um técnico de higienização certificado para diminuir a propagação do vírus. Os hotéis também sofreram uma grande quebra mas a inovação e condições de segurança falaram mais alto para algumas empresas hoteleiras que criaram “hotéis flutuantes”. A primeira suíte flutuante do mundo é uma cápsula movida a energia solar que garante toas as condições de segurança e higienização aos clientes.

 

Durante este ano de 2021 a tendência para a inovação e para um novo começo pós-pandemia é evidente e fundamental. Estas são algumas tendências e inovações das quais vamos ouvir falar nos próximos tempos, e a Green World está atenta a todas as inovações tecnologias que permitem a sua implementação. Este ano, vai ouvir falar ainda mais de nós!